COMO CONSEGUIR UM BOM FINANCIAMENTO SOLAR?

COMO CONSEGUIR UM BOM FINANCIAMENTO SOLAR?


Conheça os detalhes importantes que podem fazer a diferença 
na hora de conseguir um bom financiamento fotovoltaico.


Você sabia que cerca de 81% das empresas integradoras do mercado fotovoltaico utilizam algum tipo de financiamento? Sim, apesar de parecer muito, na prática boa parte delas não consegue financiar todos seus projetos, apenas alguns. Isso se deve a vários fatores, mas iremos focar neste conteúdo em alguns pontos que são sensíveis a uma boa análise de crédito. Queremos mostrar alguns pontos chave que podem ser decisivos na hora de seu cliente conseguir um bom financiamento.

 

1)    O que é financiamento?

É quando um banco, financeira ou cooperativa faz a liberação de um recurso financeiro para fins ESPECÍFICOS. Exemplos: a compra de um carro, casa, equipamentos para sua empresa etc. Os projetos de geração de energia solar também se enquadram nesta modalidade.

 

2)    Qual a diferença prática entre créditos pessoais e financiamentos?

Simples. As condições de taxa e prazo. O recurso do crédito pessoal pode ser utilizado para qualquer finalidade, exemplo: uma viagem, compras diversas, festas etc. Já no financiamento, subentende-se que o bem adquirido irá gerar valor (financeiro ou de bem-estar) para o contratante. Um bom exemplo disso é o próprio kit fotovoltaico, que irá gerar uma economia expressiva na conta de energia do cliente.

 

3)    Tá, mas e as taxas e os prazos? 

Vamos ao que interessa, não é mesmo? Por conta do baixo risco de inadimplência ligado os financiamentos, uma vez que eles são caracterizados como investimentos, suas taxas são muito mais atrativas e seus prazos muito mais alongados. No caso do financiamento fotovoltaico, elas podem chegar a menos de 1% ao mês e ter prazos estendidos até 240 meses.

 

4)    E como eu faço para contratar este tipo de crédito?

Os agentes financeiros que fazem a liberação do recurso são responsáveis por fazer a análise de crédito do tomador. Nesta etapa, o agente financeiro irá analisar muitos fatores acerca do cliente, alguns exemplos:

·         Histórico pagamentos de outros créditos no mercado;

·         Qual a profissão do tomador do crédito;

·         Renda e validação da capacidade de pagamento;

·         Situação patrimonial;

·         Balanço, DRE e faturamento (no caso de empresas)

Dentro deste contexto, é de suma importância estar em dia com seus créditos já tomados, e com sua documentação em mãos.

Lembre-se, você emprestaria dinheiro seu sem conhecer para quem está emprestando? Não, né?

Essa é a exata pergunta que os agentes financeiros fazem ao abrir um processo de análise, por este motivo são solicitados algumas documentações e informações do tomador, é extremamente importante conseguir comprovar documentalmente todos os dados do cadastro.

 

5)    Dicas para agilizar o tempo do seu financiamento:

Os clientes que fazem créditos fotovoltaicos normalmente possuem um bom histórico de crédito no mercado, possuem renda compatível e boa situação patrimonial. Então por que muitas propostas são barradas?

A resposta é: documentação!

Muitas vezes a o cliente não consegue comprovar renda, pois não possui a documentação oficial necessária para tal. Em casos de Pessoa Jurídica isso é ainda mais frequente, uma vez que existe toda uma regulamentação para documentos contábeis (Faturamento, Balanço Patrimonial e DRE) e nem todas as empresas possuem a contabilidade em dia.

Em outras palavras: procure declarar corretamente sua renda e tenha um bom contador, que mantenha sua documentação dentro das normas padrões aceitos pelos bancos, todas elas organizadas e de fácil acesso. 


Por parte da empresa integradora, é fundamental que toda a orientação inicial sobre a documentação necessária para o financiamento seja feita logo que o cliente demonstre interesse em fazer a aquisição do projeto solar. Afinal, documento é algo que nem todos temos em mãos e podem levar alguns dias para juntar tudo.  


Para ajudar no dia a dia, fizemos uma lista com todas as informações e documentos que são necessários para fazer um financiamento na SUNNIT, que tal dar uma olhada? 

 

Esperamos poder contribuir com mais conteúdos e informações relevantes, que tornem o financiamento algo simples, ágil e te ajude a vender mais!

Elaborado por:

Company team

Jorge Ozato

Head de Crédito na SUNNIT

Responsável pela viabilização dos créditos junto aos parceiros da SUNNIT.

Sign in to leave a comment
Como analisar o cliente ideal para financiamento?
Conheça seu cliente